domingo, 20 de março de 2011

Frivolité


O frivolité faz-se com uma forma a que se dá o nome de naveta, devido á sua forma alongada e pode comprar-se em qualquer casa onde se vendam linhas para rendas.
Faz-se (em linhas gerais) esticando a linha que se encontra na naveta, fazendo uma sucessão de nós correrem nessa linha, enfiando a naveta dentro dos circulos que se vão formando uma vez por cima, fecha-se, e na outra "laçada" enfia-se por baixo .O truque é mesmo manter essa linha esticada com a mão direita, porque se ela afrouxar, o trabalho fica "trancado".É mesmo essa, a parte essencial para aprender.Logo que se habitue a manter a linha esticada, consegue fazer a renda rápidamente.
Pode usar-se uma linha qualquer, mas é de preferir as da marca Corrente da coats e clark porque são mais durinhas e não deformam. Se se fizer com uma linha normal, fica mais mole e a qualquer descuido na lavagem, perde-se parte da beleza. Isto porque aqueles anéis fininhos que lhe dão todo o encanto, se voltam a os lados ao tocar na água quando a linha é mole. Aliás, tem mesmo que ser lavada com muito cuidado e á mão... para estar sempre bonita, há quem a ponha sempre debaixo de um tampo de vidro
Eu ponho as peças direitinhas, dentro de um recipiente com água e algum detergente, deixo-as lá algum tempo e passo-as a ferro com um paninho em cima (ainda humidas).
Pode experimentar o trabalho com linha nº20 ou nº12 daquelas marcas nossas conhecidas mas se quiser um trabalho a sério, compre antes os tais novelinhos pequeninos, da marca Corrente.Nesse caso, fica bem a linha nº 50, 30 ou 20 porque, como já disse, fica melhor com uma linha mais dura.
Há grande variedade de sites para fazer pesquisa e também vários passo-a-passo.

Também há quem faça com uma agulha, mas tera alguma difrerença... eu acho que feita com uma agulha de renda, demora mais tempo e é muito mais complicado!

Um comentário:

bia disse...

Olá. Vejo que copiou o texto integral do que publiquei no meu blogue e as fotos, mas esqueceu-se de publicar a fonte.
As coisas originais que se publicam, dão trabalho... fazem perder tempo! É pois da mais elementar educação dar o devido valor ao trabalho alheio e dar os devidos créditos a que os detém.
Esta atitude,que acabei de ver em vários blogues, é muito feia...!!!!!!!!!!!